Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2011

IRITUIA RECEBE SECRETÁRIO DE ESTADO DE AGRICULTURA.

Secretários Zezinho, Hidelgardo e o pref. Penta.
Hoje 14/05, foi uma data histórica para o município de Irituia, o prefeito Penta o vice Vanderley, o secretário de Agricultura José Sebastião, demais secretários da administração municipal, vereadores Adriano Travassos e Nazoures Assunção e convidados, receberam o Secretário Executivo de Estado de Agricultura, Dr. Hidelgardo Nunes, grande comitiva e parceiros como, SAGRI, EMBRAPA, UFPA, OCB, CAMTA, SEBRAE, ACIAI, Sindicato dos trabalhadores de Irituia e em meio aos convidados a ilustre Conselheira Lourdes Lima acompanhada por seu filho Anchieta Lima.
O secretário Hidelgardo Nunes, conheceu as experiências já desenvolvidas no município pela
O muru-muru comercializado para cosméticos.
secretaria municipal de agricultura como apoio aos projetos na localidade de São Francisco do Itabocal mas precisamente no Rancho do Tijuco como é denominado o local onde se desenvolve parte do projeto. Como todos podem ver nas fotos ao lado,  no Rancho do Tijuco podemos observar a criação de peixe e frango, várias pessoas usaram da palavra dando incentivo para que o projeto continue, o  Prefeito Penta colocou a disposição a Secretaria de Agricultura do município que já vem acompanhando os projetos lá desenvolvidos e se prontificou a doar tanque aos produtores de peixe,  para a venda na feira livre de Irituia as sextas feiras,  o senhor Michinory 
Comitiva às margens do açude no Rancho do Tijuco.
da Cooperativa Mista de Tomé Açú, que é uma referência no estado e em todo o norte do Brasil, fez uma pequena palestra, falando da importância desse trabalho coletivo, orientou os produtores a não procurarem apenas a Prefeitura em busca de recursos  mais principalmente os órgãos financeiros como, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e outros, inclusive colocando-se a disposição para orientação neste sentido, em seu pronunciamento o secretário Hidelgardo Nunes, agradeceu a todos pelo empenho neste projeto e falou que fez questão de vir a Irituia, conhecer os trabalhos aqui desenvolvidos e que eram muito citados pelo secretário de agricultura de Irituia  Zezinho, colocou sua secretaria a disposição e chegou a ficar bastante emocionado quando recebeu das mãos do prefeito Penta, um quadro contendo uma fotografia onde estava o prefeito na época Flaviano Neres, seu pai Alacid Nunes, sua mãe e duas criancinhas ao lado, sendo que uma das criancinhas que aparecem na foto, é o atual secretário Hildegardo quando criança. Em outro ponto da visita, observamos a multi-cultura, ou seja, o plantio de várias culturas em um mesmo local como você pode observar nas fotos, é possível ver pupunheiras, açaizeiros, cacau, maracujá, mandioca e muitos outros, este exemplo deve ser seguido por outros produtores rurais, para que sua produção seja diversificada e por conseguinte sua renda aumentada. Parabéns pelo belo trabalho que esses agricultores vem desenvolvendo, com esta consciência vai se  produzir sem devastar e todos ganham.
 
Sr. Michinory (CAMTA) proferindo pequena palestra.

Barraco dos produtores (Rancho do tijuco)

Açude no Rancho do Tijuco.

Viveiro para criação de aves.

Associados produtores de peixe.

Linda paisagem do açude.

Mudas de açaí em São Francisco do Itabocal.

Multi cultura, várias espécies de plantas em um só local.

Experiência que esta dando certo e deve ser seguida.

A pupunheira é cultivada em meio a outras plantas.

Um comentário:

  1. Maravilha!!!! Obrigado, irmão, por partilhar os acontecimentos que definem a trajetoria de nossa gente. Penso que o importante é atitude do Sec. Jose Sebastião, do Penta como agentes executivos e sua enquanto veiculador.

    ResponderExcluir