Total de visualizações de página

sábado, 4 de junho de 2011

O PARÁ PODERÁ SER DIVIDIDO.

Plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós         deverá ser feito em até seis meses.

 

O Plenário do Senado aprovou a realização de plebiscito para consultar a população do Pará a respeito da divisão do território do Estado para a criação de outra unidade da federação, denominada Tapajós. O substitutivo prevê a criação de Tapajós a partir da desintegração de 27 municípios paraenses da parte oeste do Pará. A matéria seguirá para promulgação. 

O plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós deverá ser feito em até seis meses. Os paraenses deverão opinar, na mesma ocasião, a respeito da criação do Estado de Carajás, originário da divisão da região sul e sudeste do território paraense. O plebiscito a respeito de Carajás foi aprovado no início do mês na Câmara.

No Congresso tramitam Projetos de Decreto Legislativos que propõem a criação de 11 Estados e de quatro territórios federais. Uma nova divisão de territórios estaduais poderia criar os Estados do Gurgeia, do Maranhão do Sul e do Araguaia, por exemplo. Estas propostas procuram beneficiar as populações locais, mas custam caro, tanto para a região alterada quanto para o governo federal, que deve arcar com a criação de novas vagas na Câmara e no Senado, para ficar só nas despesas imediatas. 

Fica muito claro que os políticos em Brasília não vão perder esta oportunidade para criar novos cargos, novas vagas de governadores e senadores  e quem vai pagar essa conta ?? É claro somos todos nós.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário