Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sorteio para as Eliminatórias da Copa do Mundo

Eliminatórias de cada continente para a disputa da Copa do Mundo em 2014, no Brasil. O FutNet traz com exclusividade os reprensentantes de cada confederação, o regulamento, vagas, favoritos, zebras e até quem já foi eliminado. Confira:

ÁSIA: 4 vagas diretas e 1 para a repescagem.

Algumas seleções já deram adeus ao sonho de disputar a Copa do Mundo. Bangladesh, Mianmar, Nepal e Tajdiquistão foram eliminados na fase preliminar e nem participarão do sorteio. Outros países como Cingapura, Tailândia e Kuwait tentarão a sorte grande com os tradicionais Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Austrália, dentre outras.

ÁFRICA: 5 vagas diretas

No continente africano, a única ausência será Mauritânia, que pediu à confederação local para não participar. A primeira fase reunirá os 24 piores ranqueados da CAF que serão divididos em 12 chaves. Jogarão em turno e returno, quem vencer, avança para a etapa de grupos.

Nesta primeira etapa, estão países com pouca tradição no futebol como São Tomé e Príncipe, Seychelles, Etiópia e Djibuti. Estes tentarão uma vaga na segunda fase e brigarão com nações mais tradicionais como Nigéria, Camarões, Gana e Tunísa. Na segunda fase, os 40 países serão divididos em dez grupos com quatro seleções cada. Os primeiros de cada chave se classificam para a terceira fase, onde serão distritbuídos em cinco chaves, cada um com duas seleções. Quem vencer a eliminatória estará garantido no Brasil em 2014.

Europa: 13 vagas diretas

A Europa é o continente que terá mais vagas, 13! São 53 países divididos em nove grupos (oito de seis times e um de cinco). Equipes tradicionais como Alemanha, Espanha e Itália tentarão uma vaga contra as emergentes Sérvia, Suíça, Romênia, Ucrânia e com os já também tradicionais sacos de pancadas Luxemburgo, Andorra, San Marino e Liechtenstein. Os primeiros de cada chave garantem classificação automática, enquanto os oito melhores segundo colocados disputarão uma repescagem para definir as quatro vagas restantes.

América do Norte, Central e Caribe 3 vagas diretas e 1 na repescagem.

De início, houve uma fase preliminar com as dez piores equipes ranqueadas da Concacaf. Cinco caíram fora. Montserrat, Anguilla, Ilhas Virgens Britânicas, Aruba e Ilhas Turcos e Caícos. Com esperança de ir ao mundial de 2014, restaram Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas. Estas se juntarão aos países ranqueados entre as posições 7 e 25, onde serão divididos em seis grupos de quatro. Apenas o primeiro de cada chave se classifica. Alguns desses países são Canadá, El Salvador, Porto Rico e Guatemala.

Esses classificados se juntarão aos seis primeiros do ranking da Concacaf que são México, Estados Unidos, Honduras, Costa Rica, Jamaica e Cuba. Novamente serão divididas em chaves. Desta vez serão três com quatro representantes cada. Os dois melhores avançam à fase final, onde farão um hexagonal para definir os três classificados e o quarto colocado que disputará uma repescagem.

América do Sul : 4 vagas diretas e 1 na repescagem.

A Conmebol é mais prática no regulamento. Com o Brasil fora, as nove seleções restantes jogarão entre si em turno e returno. As quatro melhores classificadas garantem vaga na Copa do Mundo. O quinto colocado disputa uma vaga na repescagem.

Oceania : Campeão tem direito a disputar a repescagem.

A Oceania dá apenas o direito do campeão disputar uma repescagem, provavelmente com o quinto colocado da Ásia. As Eliminatórias começarão no dia 21 de novembro. As quatro piores seleções ranqueadas da OFC disputarão um quadrangular em turno único, que durará até o dia 26 do mês 11, na Samoa, para definir qual a única equipe que vai para a segunda fase. Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook e Tonga estão no páreo.

A vencedora irá se juntar às demais seleções do continente na Copa das Nações (uma espécie de Copa América deles), que servirá como parte da eliminatória. Os quatro semifinalistas desta competição avançam para a terceira fase, que será composta de um grupo único em jogos de ida e volta, a ser realizada entre 7 de setembro de 2012 e 26 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário