Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Campanha da vacinação da gripe vai até o dia 10 de maio


Quem ainda não se vacinou contra a gripe, tem uma chance a mais de se proteger da doença. A campanha de vacinação da Influenza foi prorrogada, em todo o país, até o dia 10 de maio. A imunização tem como foco as pessoas do chamado grupo de risco, que inclui idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 2 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, indígenas, população carcerária e profissionais da Saúde.
Inicialmente, a campanha iria até o dia 26 de abril, mas o Ministério da Saúde acabou prorrogando o prazo para atingir a meta de imunizar pelo menos 80% do público alvo. Em São José, até à tarde da última segunda-feira (29), já haviam sido vacinados 81,73% do grupo de risco, o equivalente a 26.580 pessoas.
Segundo a enfermeira do Grupo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Simoni Tortelli Nunes, o grupo que apresenta maior cobertura é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 92,27%, ou 334 pessoas vacinadas. Em segundo lugar vem os trabalhadores de saúde, com cobertura de 84,78% (4.407). Dentre os idosos já foram imunizadas 16.968 pessoas, ou 83,34% do total.
Simoni explica que os dois grupos em que a meta ainda não foi atingida são das crianças de seis meses a menores de 2 ano e das grávidas. Entre as crianças, já foram vacinadas 76,09% do total (3.348). Já entre as gestantes, a imunização chegou a 68,73% (1.512). A enfermeira acredita que a meta entre as crianças deve ser alcançada nos próximos dias. Já com relação às gestantes, as equipes de saúde da família estão realizando um trabalho de conscientização para aumentar a cobertura.
Até o dia 10 de maio, todos os postos de saúde de São José continuam mobilizados para a vacinação. A campanha obedece aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde e busca atingir a população mais suscetível ao vírus influenza, um dos principais agentes das infecções respiratórias. Simoni destaca a importância de sempre levar consigo o cartão de vacinação. Já os portadores de doenças crônicas devem apresentar a prescrição do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário